Ligue: (61) 3034-2026 | (61) 9 8260-9444
Como se livrar da umidade nas paredes
blog img

Como se livrar da umidade nas paredes

As paredes úmidas podem causar um grande desconforto, pois, o resultado acaba afetando a estética da casa, além de causar danos a residência e, até mesmo, comprometer a saúde de seus moradores. O problema geralmente deixa uma mancha preta, de mofado, no local onde foi afetado. Além disso, pode atrair fungos e bolor provocando problemas respiratórios e alergias.

 

O problema pode ocorrer devido a infiltrações decorrentes da chuva, ou então, vazamentos internos causados por canos rompidos ou furados. É importante que ao notar o surgimento de umidades na casa, tome-se providências para não agravar e comprometer a estrutura da casa ou apartamento. 


Antes de tirar umidade da parede, identifique a causa do problema

 

Antes de fazer os procedimentos para acabar de vez com a umidade da parede, é necessário identificar onde está a origem do problema. Basicamente, a umidade na parede por aparecer por três motivos:

 

- Umidade que ocorre de cima da parede: pode significar que o problema vem do alto, sendo caracterizada pela infiltração de água no telhado em casos de casas e vindo de outros apartamentos em caso de prédios.

 

Nesse caso, qualquer fissura ou rachadura na telha pode permitir que a água penetre fazendo estragos na parede.

 

 

- Umidade que ocorre por conta de ventilação inadequada do ambiente: Cômodos como cozinha e o banheiro são os mais afetados por esse tipo de umidificação. Nesses casos, o ideal é providenciar uma melhor ventilação do local, como aumentar o tamanho das janelas.

 

 

- Umidade que vem do solo: São as mais difíceis de resolver pois exige a necessidade de mexer na estrutura da casa. Isso ocorre porque a parede está em contato direto com o solo, absorvendo a umidade natural da terra. Nesse caso, o ideal é afastar a parede do solo, contudo, se não for possível mexer na estrutura da casa, pode-se utilizar um produto impermeabilizante entre o solo e a parede.  



Como impermeabilizar parede interna com umidade

 

Primeiramente, nem pense em pintar a parede antes de remover a mancha pois ela irá voltar! É importante limpá-la com água sanitária e sabão neutro ou borrifar a água sanitária na parede, pois a mancha tende a clarear sozinha.

 

Entretanto, se a mancha vem do solo, é necessário aplicar um impermeabilizante antes de pintar a parede. Com isso, também será necessário lixar e raspar toda a camada de tinta da região que foi afetada pela umidade, garantido que todo o fundo seja removido. Só então aplique o impermeabilizante, após a secagem já é possível pintar a parede.

 

Vedações malfeitas podem fazer com que surja bolor, responsável por causar doenças respiratórios. 



Como tirar umidade da parede do banheiro

 

Como citado, o banheiro é um dos lugares com pouca ventilação na casa, além do alto índice de água e vapor, sendo bastante afetado pela umidade, causando infiltrações constantes, deixando o teto, paredes e azulejos com mofos e fungos. As dicas para evitar o problema são:

 

- Deixar o banheiro ventilado, com janelas e portas largas para sair o vapor gerado pelo chuveiro. Em casos de suítes sem janelas, deixe a porta aberta o máximo possível de tempo.

 

- Caso o mofo já tenha aparecido, limpe o local afetado com água sanitária e sabão para que o problema não se espalhe.

 

- Se o mofo já tiver impregnado no local, somente a limpeza pode não ser suficiente. Nesse caso, será necessário utilizar produtos impermeabilizantes.

 

 

Antes de começar uma obra, certifique-se de estar sendo assessorado por um bom engenheiro que irá analisar as melhores formas de concluir a obra, evitando que aconteça transtornos futuros.    


Encontre-nos