Ligue: (61) 3034-2026 | (61) 9 8260-9444
O Que Faz um Engenheiro de Obras?
blog img

O Que Faz um Engenheiro de Obras?

O engenheiro de execução (ou de obras) é a denominação do profissional responsável por construir um objeto projetado.

Sua função é trazer para a realidade o que foi planejado. Com isso em mente, separamos algumas atribuições deste profissional para que você entenda melhor.


Analisar os projetos de forma profunda

O engenheiro de obras deve fazer uma avaliação detalhada de todos os projetos, com o objetivo de entender exatamente o que será construído. Nem sempre os projetos apresentam detalhes construtivos suficientes para a execução dos objetos, por isso, o engenheiro de execução precisa planejar os métodos e as etapas de construção de todos os elementos do projeto.


Comprar e gerir materiais de construção

É de responsabilidade do engenheiro de obras, a partir dos projetos, quantificar os materiais de construção que irão suprir as etapas de produção. Precisa também assegurar a eficiência na utilização dos materiais e a economia, evitando e reduzindo desperdícios.

O engenheiro de obras precisa ainda coordenar a reutilização e reciclagem dos materiais nos canteiros, a fim de promover a economia e a consciência ambiental. Além disso, é necessário que ele saiba a forma correta de estocar os materiais de construção, de administrar o almoxarifado, para diminuir perdas e aumentar a eficiência da utilização dos materiais.


Administrar e trabalhar em equipe

Partindo do cronograma físico-financeiro da obra, o engenheiro tem que dimensionar a quantidade de funcionários presentes na obra, bem como suas respectivas funções. Além disso, precisa coordenar, juntamente com o mestre-de-obras e com o encarregado de produção, as atividades na obra e as tarefas a serem cumpridas.

É necessário que o engenheiro saiba falar e lidar com as pessoas, saiba delegar funções e ser obedecido, respeitando e sendo respeitado pelos funcionários da obra.


Assegurar a qualidade do produto final

Com princípio em seus conhecimentos técnicos, é preciso que o engenheiro treine, guie, fiscalize e acompanhe os serviços feitos na obra, com o intuito de assegurar a boa técnica, que resultará em um produto final econômico e de qualidade.

Seus conhecimentos técnicos podem ser de extrema importância, dado o fato de que possíveis erros de projeto devem ser observados e corrigidos com celeridade. Por isso, faz-se necessário que o engenheiro de execução conheça de forma geral todas as áreas da engenharia, para executar o objeto projetado com segurança.


Tomar decisões e resolver problemas

A tomada de decisões é a competência mais nobre, pois uma decisão errada pode acarretar em prejuízos para a obra e, em situações mais sérias, a falência de um empreendimento.

Encontre-nos