Ligue: (61) 3034-2026 | (61) 9 8260-9444
Saiba quais são os principais tipos de Lajes
blog img

Saiba quais são os principais tipos de Lajes

O mercado de construção civil tem oferecido cada vez mais opções para a realização de lajes de boa qualidade. São elas o elemento principal para a estrutura da maioria das construções, sendo comum em edifícios de concreto armado, obras de contenção de terra, entre outros.  

 

Sua principal função é transferir as cargas atuantes do andar, como pessoas e móveis para os apoios. Normalmente, as lajes representam até 50% do consumo de concreto em um edifício comum.  


Listamos os principais tipos de laje para você escolher com a ajuda do seu engenheiro de confiança. Confira!

 

- Laje maciça: É uma das soluções mais clássicas para lajes. Consiste em uma placa formada por concreto armado, feito para resistir aos esforços de tração e de compressão. Esse tipo de laje não possui uma grande capacidade para suportar cargas pesadas devido a sua rigidez e peso elevado.

 

- Laje cogumelo: Chamadas de lajes de cogumelo ou lisas, possuem um sistema estrutural diferente. Em lajes maciças são formados um conjunto com pilares e vigas, as lajes cogumelo possuem apenas capitéis e pilares. São ótimas para trazer uma maior liberdade de iluminação e ventilação ao pavimento. 


- Laje nervurada: Este tipo de laje tem a zona de tração constituída por nervuras, sendo recomendadas quando se deseja dar uma maior visibilidade aos ambientes, sem grandes pilares e vigas intermediárias. Podem ser feitas por meio de formas especiais, utilizando material plástico, com fundo curvo ou, simplesmente, pelo uso de chapas de madeirite.

 

- Laje treliçada: São um tipo de lajes pré-fabricadas que trazem a solução que envolve vigotes em concreto com armaduras no formato de treliça. Nelas são colocadas cerâmicas. Por fim, são cobertas por uma camada de concreto.

 

- Lajes Alveolares: Assim como nas lajes treliçadas, essa opção também envolve lajes pré-fabricadas. É um dos sistemas mais utilizados em grandes vãos e espaços amplos. É formada por grandes painéis de concreto e possui alvéolos em sua estrutura, deixando-a mais leve. Entretanto, é preciso usar guindaste para o descarregamento das peças. 


Referencia em engenharia em Brasília, nós da Tecnoplan temos engenheiros qualificados para auxiliar na sua obra, oferecendo um trabalho de qualidade para um resultado eficaz.

 

Entre agora mesmo em contato conosco!


Encontre-nos